O QUE É A CHUTALBI – ESCOLA DE FUTEBOL?

A ChutAlbi – Escola de Futebol, é um projecto abrangente e inovador que engloba no seu âmbito o desenvolvimento de uma escola de futebol, para jovens dos 3 aos 12 anos, criado pelo Sport Benfica e Castelo Branco com o objectivo de proporcionar a prática regular da modalidade aos jovens através de um ensino com elevados padrões de qualidade. A oferta da prática desportiva do futebol na ChutAlbi – Escola de Futebol permite aos alunos uma formação por técnicos especializados. 

ESPIRITO CHUTALBI

A paixão pelo futebol e uma real preocupação com a formação de jovens são as principais características que representam o espírito que levou à criação deste projecto. A criança é um organismo em evolução e, por isso, a aprendizagem do gesto desportivo deverá respeitar as diferentes etapas do seu desenvolvimento psicomotor e psico-afectivo. O futebol inserido num novo espaço, dinâmico e divertido, possibilita uma formação pessoal mais rica e diversificada. 

OBJECTIVOS

O objectivo principal da ChutAlbi – Escola de Futebol é criar as condições necessárias para que todas as crianças que estejam interessadas aprendam a jogar futebol, divertindo-se. Independentemente da sua habilidade para o jogo, queremos que todas as crianças se sintam crescer.

Procurando sempre cumprir com o nosso objectivo principal, temos ainda também outros objectivos para este projecto:

  • Promover hábitos de higiene;
  • Fomentar o espírito desportivo e o “fair play”;
  • Desenvolver comportamentos de cooperação, solidariedade, espírito de equipa e autonomia;
  • Promover a prática física, lúdica e cultural; motivar as crianças para a prática desportiva;
  • Criar momentos de lazer e divertimento através da prática desportiva;
  • Ocupar os tempos livres das crianças no sentido de combater a indisciplina, a marginalidade e o desinteresse pela escola;
  • Promover uma óptima relação entre as crianças e os professores;
  • Procurar melhorar a capacidade física das crianças através da prática desportiva;
  • Incutir responsabilidade e disciplina através da prática desportiva;
  • Contribuir para a melhoria do sucesso escolar das crianças.

METODOLOGIA

A aprendizagem, os meios, métodos e estratégias utilizadas na ChutAlbi – Escola de Futebol assentam na premissa que é mais importante ensinar o jovem o “como jogar “ do que ensinar-lhe os gestos técnicos da modalidade para depois ele os aplicar em jogo.

No futebol o primeiro problema que se coloca ao jovem é de natureza táctica, ou seja, o que fazer? Só depois é que surge o problema de como fazer, isto é, a questão técnica através da selecção da resposta motora mais adequada à sua resolução. Desta forma, o meio de ensino/aprendizagem mais utilizado é o jogo (dirigido, condicionado, livre).

O ensino das técnicas individuais é apresentado sob formas jogadas divertidas e motivantes, implicando situações problema que contenham os ingredientes fundamentais do jogo, isto é, presença da bola, oposição, cooperação, escolha e finalização. A criatividade e a tomada de decisão são as traves mestras desta metodologia.

Paralelamente pretendemos sempre educar a disciplina, a coragem, a capacidade de sofrimento, a perseverança, a tenacidade e a imprevisibilidade, alimentando sempre a auto-confiança e a auto-estima, blindando tudo isto com valores como a solidariedade, a humildade, o altruísmo e o respeito por colegas e adversários.   

ORGANIZAÇÃO

Na ChutAlbi – Escola de Futebol os treinos regulares funcionam durante o período escolar normal, de Setembro a Junho. Este é o serviço base da ChutAlbi – Escola de Futebol e nele os alunos têm a possibilidade de optar por um horário que contemple duas ou três sessões semanais. Durante a semana os treinos decorrem ao final do dia (18h), enquanto que ao sábado decorrem logo pela manhã (9h).

Os nossos alunos são agrupados em turmas consoante as suas idades, assim temos os seguintes grupos: Bebés (3/4 anos), Minis (5/6 anos), Pré-Escolas (7/8 anos), Escolas (9/10 anos) e Infantis (11/12 anos).

Este processo de constituição de turmas é realizado segundo critérios de adequação relativamente ao escalão etário, no entanto, caso os técnicos/professores assim entendam, pode haver alterações atendendo às capacidades motoras e cognitivas dos jovens. Paralelamente aos treinos semanais os alunos participam em campeonatos distritais, convívios e torneios.

Patrocínios/Apoios

Apoio Ipcb  Apoio Albipneus Apoio Euromedic Apoio Hotel Apoio Po Arroz
                                 Glassconstructionluxemburg